quinta-feira, 19 de novembro de 2009

POR QUE UM JOVEM PODE INTERESSAR-SE PELA PEDAGOGIA ONTOPSICOLÓGICA?

Um jovem que tem ambição de crescer e se realizar, que quer ter sucesso na vida, que busca ser especial e quer encontrar o sentido de sua vida pode encontrar na pedagogia ontopsicológica um instrumento eficiente de conduzi-lo de modo ordenado a atingir o seu fim último, a sua realização existencial em todas as dimensões.

A pedagogia, uma das aplicações do método ontopsicológico, auxilia a pessoa que tem disposição a identificar e conhecer a sua realidade, apreender quem é, que características são individuais e quais são comuns a todos os outros seres humanos, que tendências naturais são próprias, o que é a verdade para si, o que deve fazer para construir a sua pessoa etc.

Esse conhecimento é essencial pois é através dele que o jovem consegue posicionar a própria vida onde é mais importante. Na medida em que o homem, por meio desse conhecimento, começa a saber como é e como foi educado, poderá então compreender o que fazer para construir-se dentro da estrada que é apenas sua, única e irrepetível. Neste processo, a pedagogia auxilia o jovem a fazer, a ter condutas que lhe auxiliem a centrar sua ação em seu ponto-força e, a partir dele, construir-se, inventar-se como pessoa no mundo.

A pedagogia ontopsicológica tem o escopo prático de educar o sujeito a fazer e a saber a si mesmo: fazer uma pedagogia de si mesmo como pessoa-líder no mundo, educar o próprio Eu, a própria consciência com condutas vencedoras.

Para maiores informações sobre a pedagogia segundo a ótica ontopsicológica, indica-se o texto de Antonio Meneghetti A pedagogia ontopsicológica, publicado no Manual de Ontopsicologia. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2004. pp.441-453.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A QUE SE PROPÕE A PEDAGOGIA ONTOPSICOLÓGICA?

Recorrendo à origem etimológica do termo (do grego παις = criança / do grego αγο e do latim ago = fazer, acompanhar), a Ontopsicologia define a pedagogia como a “arte de coadjuvar e desenvolver uma criança à realização”.

A real novidade da escola ontopsicológica aplicada no campo pedagógico é a descoberta do critério-base de natureza do ser humano: o Em Si ôntico. Uma vez individuado o Em Si ôntico, caso se consiga fazer uma pedagogia que consinta o desenvolvimento desse projeto de natureza, obtém-se como resultado um indivíduo em primeiro lugar sadio e, depois, em condições de realizar a própria existência de modo criativo.

O escopo prático da pedagogia segundo a ótica ontopsicológica é “educar o sujeito a fazer e saber a si mesmo: fazer uma pedagogia de si mesmo como pessoa-líder no mundo; educar um Eu lógico-histórico com capacidades e condutas vencedoras”.

Para alcançar esse resultado é preciso redescobrir, individuar as informações provenientes do projeto-base da natureza ínsito em cada ser humano.

Através de um método próprio de análise e intervenção, a ciência ontopsicológica dá a possibilidade racional de discriminar, controlar e dar crescimento evolutivo ao sujeito segundo a sua intrínseca especificidade.

Posteriormente, é necessário rever e reescrever muitas fórmulas de compromissos históricos entre indivíduo e sociedade. É preciso saber formalizar as informações desse projeto original na história, discriminando-as das informações que sobretudo a família e em particular a mãe – também a custo de si mesma sob a pressão histórica e social – introduziram na criança desde os primeiros quatro anos de idade.

“Toda a visão ontopsicológica em relação à pedagogia é uma auscultação dos sinais do código-base da vida, que a criança possui intrinsecamente, para adaptar progressivamente este projeto fundamental à elaboração da construção e responsabilidade social”.

Trechos extraídos e adaptados do texto Introdução à Pedagogia Ontopsicológica contido na obra de Antonio Meneghetti Pedagogia Ontopsicológica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005. pp.17-36.